SOBRE A SMART PODS

Nossa História

A história do ​Grupo Merc​ começa em 1985, quando dois jovens, ​Cláudio Cateldo​ e ​João Antônio Alves,​ decidem deixar seus promissores cargos no Grupo Ford para se lançar ao empreendedorismo, adquirindo uma loja de materiais de construção fundada em 1967 na Vila Ré, periferia de São Paulo. Assim, a ​Novo Cruzeiro Materiais para Construção Ltda ganhou uma nova direção. 

Sob o olhar atento dos jovens talentos, o negócio logo foi direcionado ao atendimento do mercado de hidráulica, com louças e metais Deca e produtos Tigre, Eluma e Tupy. Um departamento foi criado para atendimento especializado de construtoras, com vendas inicialmente voltadas a atender faltas e reposições em obra, mas rapidamente se ampliando para distribuição de volumes importantes. 

Em 1990, apenas 5 anos depois, o Novo Cruzeiro já havia se tornado a quarta maior distribuidora de louças Deca de todo o Brasil. Dois anos depois, o negócio mais uma vez ampliado, foi segmentado em Varejo, sob gestão de Cláudio, e Atacado, sob gestão de João Antônio, com foco especial em louças e metais e portfólio hidráulico. 

Em 1994, a marca ganha sua sede própria e os sócios voltam a unir as forças sob um único CNPJ, mantendo a divisão interna das atividades em atacado e varejo. Contudo, o Plano Real trouxe mudanças radicais nas condições de mercado, encerrando as vendas diretas de fornecedores às construtoras na época, ocasionando em 2002 a cisão da sociedade de forma que ambos pudessem seguir atendendo aos seus segmentos de mercado. Cláudio seguiu com o varejo, e João Antônio mudou o atacado para um galpão alugado na Barra Funda, onde passou a contar com seu filho Eduardo de Setti Alves, como sócio. 

A posição geográfica estratégica da ​Distribuidora Novo Cruzeiro na Barra Funda​ foi fundamental para seu crescimento. A região oeste de São Paulo estava em ampla expansão, o que permitiu à distribuidora realizar um grande trabalho de especificação dos produtos Tigre. A ampliação do portfólio de clientes foi exponencial, com centenas de construtoras reconhecendo na Novo Cruzeiro o parceiro ideal para suas obras. 

Em 2007 a empresa ganha então sua sede própria, na Rua Emílio Goeldi, na Lapa de Baixo, com amplas instalações que davam condições para mais crescimento. Neste momento a razão social passa a ser ​Merc Comércio de Materiais para Construção​, e inclui como novo sócio o filho Maurício de Setti Alves. 

Este mesmo ano marca ainda o início da prática, que se mantém até hoje, de renovação e inovação constantes através da busca das melhores referências do segmento hidráulico no mundo, através de visitas a feiras e eventos internacionais. Eduardo e Maurício passaram a estudar e buscar no exterior inovações no segmento hidráulico que iriam impulsionar transformações no mercado da construção formal no Brasil. 

Em 2012, já considerada uma das maiores distribuidoras de materiais hidráulicos do país, os sócios Eduardo e Maurício criam então a ​Merc Kits Soluções Hidráulicas Prediais​, empresa que tinha por objetivo industrializar as instalações hidráulicas para construtoras. 

Com a ampliação dos negócios, e a aquisição em 2013 da marca ​Plastfran Conexões Especiais​, para atendimento dos segmentos de infraestrutura, indústria e saneamento básico, nasce então o ​Grupo Merc. 

Os anos seguintes foram de crescimento, solidificação da história do Grupo e reconhecimento por parte do mercado. Ainda em 2013 a ​Merc Kits ganha em primeiro lugar o Prêmio Masterinstal de Inovação de Produto para Instalações​, prêmio referência em inovação do setor no Brasil. Durante três anos consecutivos - 2013, 2014 e 2015 - a ​Merc Comércio de Materiais para Construção​ ganhou prêmio de maior cliente da Tigre, e também um dos maiores distribuidores Deca e Eluma. 

Em 2014, o Grupo se amplia através da compra de participação na ​marca AVA​, fabricante de tubos e conexões em PEX, por parte da Merc Kits. A industrialização na construção civil no Brasil dava seus primeiros passos, e sendo a Merc Kits pioneira no segmento, iniciou em 2015 um trabalho conjunto com a ​Gafisa​ para fornecimento de 100% das instalações hidráulicas produzidas em fábrica, para fornecimento de forma pronta em obra. O projeto foi desenvolvido ao longo de 2 anos, com amplo estudo e planejamento, tornando-se um dos os maiores projetos de pré-fabricação de instalações já realizado. 

Assim nascia a solução Merc Kits Full​. 

A aceitação pelo mercado foi imediata e rapidamente a Merc Kits ultrapassa a marca de oito mil unidades habitacionais construídas com esta solução. O crescimento acelerado trouxe a oportunidade de reestruturação da companhia e em 2019, Luís Roberto Wenzel Ferreira, passa a integrar a sociedade, trazendo sua experiência em Governança, Gestão e expansão de negócios, em cargos na Diretoria Executiva de empresas como Grupo Tigre, Tintas Renner e Franke. 

Em 2020, após a revisão de sua Estratégia, a Empresa decide pela ampliação de seu portfólio de produtos e parque fabril, mudando para uma nova sede, além de um reposicionar marca e comunicação, passando a chamar-se ​Smart Pods Construções Off-Site​. 

Hoje o Grupo Merc é um dos grandes impulsionadores do crescimento e profissionalização da construção civil no Brasil e faz isso através da colaboração dos mais de ​200 talentos que integram o quadro de funcionários das suas marcas. São ​três plantas fabris e escritórios voltados mais do que somente produção e distribuição de soluções hidráulicas, mas fundamentalmente ao sucesso dos seus clientes. A ética nos negócios e o compromisso com as melhores soluções fazem do Grupo Merc e da Smart Pods marcas líderes em seus segmentos no Brasil, com faturamento anual de 100​ milhões de reais.